18 / 12 / 2017 - Palmas, TO

Lançamento do CAS abre programação do Maio Verde

A CAS – Central de Atendimento da Saúde foi lançada hoje (10) pela manhã, no auditório da sede da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, em Palmas, na presença de autoridades, defensores públicos, assistidos e servidores da instituição. O evento marcou o início de uma vasta programação da campanha “Maio Verde”, alusiva ao mês comemorativo ao Dia da Defensoria Pública e Dia do Defensor Público, que é realizada todos os anos, em âmbito nacional pela Anadep - Associação Nacional dos Defensores Públicos e no Tocantins pela Adpeto - Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins em parceria com a DPE-TO.

“O tema da Campanha Nacional deste ano é Direito de Acesso à Saúde e o lançamento da CAS é um momento muito oportuno para deflagrar as ações que planejamos aqui no Tocantins” disse Neuton Jardim, presidente da Adpeto.

A CAS – Central de Atendimento da Saúde ficará responsável em acolher as demandas individuais de saúde, possibilitando a padronização dos atendimentos e as peças jurídicas iniciais que devem utilizar os argumentos e fundamentos da política nacional do Ministério da Saúde. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, por servidores, estagiários e voluntários da Defensoria Pública e coordenado pelo Defensor Público Coordenador do Núcleo de Defesa da Saúde – NUSA, Arthur Pádua Marques, ressalvando-se que as sextas-feiras serão atendidos somente casos de urgência.

Participaram da solenidade de inauguração o defensor público-geral, Marlon Amorim, a corregedora-geral, Estellamaris Postal, o subdefensor Alexandre Augustus Lopes Elias El Zayek, o superintende dos defensores públicos, Fabrício Akitaya, a diretora regional de Palmas, Fabiana Razera, o coordenador do Nusa, defensor público Arthur Luiz de Pádua Marques, o presidente da ADPETO, Neuton Jardim, a promotora de justiça da área da saúde, Maria Roseli Pery, o subsecretário Estadual de Saúde, Marcus Senna, o representante do CRM – Conselho Regional de Medicina, Tomé César Rabelo, Assistidos, Membros e Servidores da DPE-TO, entre outras autoridades.

Projeto Conhecer Direito

Durante a solenidade foi apresentada uma esquete teatral que faz parte do projeto “Conhecer Direito”, elaborada e encenada por atores da Cia de Teatro Ideia, do Instituto Ideia. Os personagens de fábulas infantis como Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau e Cinderela retrataram os problemas vividos por muitos tocantinenses, que enfrentam filas, ficam a espera de atendimentos médicos e aguardando medicamentos ou a realização de procedimentos cirúrgicos, interagiram ao final com o Defensor Público, mostrando também os caminhos a serem percorridos em busca da solução.

O projeto Conhecer Direito foi idealizado pela ADPETO e estará presente nas atividades realizadas ao longo do mês, que prevê além de palestras ministradas em escolas públicas da capital e do interior, uma série de programas de rádio a serem distribuídos em todas as rádios comunitárias do Estado.

Texto: Andréa Lopes com informações Ascom DPE-TO