16 / 06 / 2019 - Palmas, TO

Presidente da ADPETO participa de Seminário sobre Sentenças Condenatórias do Brasil na Corte Interamericana


Na manhã de sexta-feira, 31, o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Tocantins, Guilherme Vilela, participou do Seminário Sentenças da Corte Interamericana: análises de condenações do Brasil, realizado pela Defensoria Pública do Estado em parceria com a Associação. O evento ocorreu no auditório da DPE-TO, nos dias 30 e 31 de maio.

O Seminário foca o debate sobre direitos humanos, a partir da análise de sentenças condenatórias do Brasil na Corte Interamericana e esboça uma análise sobre o sistema internacional de proteção aos Direitos Humanos.

O presidente da ADPETO mediou a palestra “Favela Nova Brasília x Brasil”, assunto que tratou a questão da impunidade em casos de violência policial, chamando a atenção de pontos como desmilitarização da Polícia Militar e utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo (armas não letal). A palestra foi conduzida pelo defensor público federal de Recife, Pedro de Paula Lopes Almeida, que também relatou um breve histórico de violência mundial e sobre a guerra em favelas do Brasil.

Guilherme Vilela agradeceu a palestra do Dr. Pedro Paula, e por sua participação como mediador e condutor dos debates, “essa apresentação foi uma oportunidade de reflexão com grande profundidade de conhecimento para todos os presentes”, ressaltou. 



Na foto: Presidente da ADPETO Guilherme Vilela, defensor Pedro Paula e dr. Neuton Jardim, diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).