5 / 06 / 2020 - Palmas, TO

Dia do Defensor Público

Dia Nacional da Defensoria Pública - 19 de maio

Em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, neste 19 de maio, o Defensor Público Dianslei Gonçalves Santana fez uma reflexão quanto a atuação da classe é necessária para a garantia dos direitos daqueles que precisam. 

Confira:


Nele se comemora o dia de quem desempenha, tutela e protege os direitos e interesses daqueles que estão submetidos a uma situação de vulnerabilidade econômico-material. Muito antes da Defensoria Pública ser institucionalizada, a história nos ensina que Jesus Cristo já desempenhava a atividade “Defensorial” com extrema sabedoria e afinco, quando caminhou lado a lado com quem tinha fome e sede, com refugiados, com desafortunados, com doentes e enfermos, com aprisionados..., dando a eles vez e voz (Mateus – 25: 35,36). 

Os vulneráveis daquele tempo são os mesmos vulneráveis de hoje. Com a institucionalização da atividade, tais encontram na Defensoria Pública seu porto seguro, quando ninguém mais se interessa pela assistência jurídico/social/material, a Defensoria presta-a com maestria e parcimônia.
Não é fácil “Defensoriar”, lutamos por direitos mínimos e humanos, justamente no momento em que muitos defendem sua negação e desqualificam sua expressão; lutamos por mais igualdade social, justamente no momento em que muitos defendem a isonomia para aqueles que não estão em situação de igualdade material; lutamos por mais cidadania e humanidade, justamente no momento em que cidadãos e cidadãs são esquecidos nos arcabouços de nossa sociedade.

Continuaremos lutando sempre, mesmo sabendo que nossa atividade incomoda, por ser contramajoritária e por não tutelar a ânsia daqueles mais afortunados que pensam tão somente nos seus próprios interesses. Continuaremos lutando, já que o mister é bíblico e encontra inspiração nos ensinamentos de Deus.
Defender e tutelar direitos de pessoas vulneráveis nunca foi e nunca será fácil, por isso temos que comemorar este dia, já que os olhares da sociedade brasileira se voltam para a Defensoria Pública.

Hoje é meu dia, hoje é o dia daqueles que exercem a atividade “Defensorial”!!!

Feliz Dia das Defensoras e Defensores Públicos. Parabéns a você que faz parte desta atividade que, assim como eu, desempenha a missão com carinho e dedicação!!!