18 / 12 / 2017 - Palmas, TO

Conhecer Direito

O Projeto Conhecer Direito é uma ação cultural que objetiva levar Educação em Direitos para crianças, adolescentes e comunidade em geral de maneira lúdica e divertida em linguagem teatral, contribuindo assim para a disseminação dos direitos dos cidadãos e o papel da Defensoria Pública para assegurá-los.

Em 2014 a Adpeto realizou o projeto Conhecer Direito em cinco comunidades quilombola do Tocantins. O projeto fez parte de uma das atividades da Campanha Nacional da Anadep, cujo objetivo é valorizar o trabalho do defensor público.

As atividades culturais aconteceram durante os atendimentos do Projeto Defensoria Quilombola, que foi idealizado pelo Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria Pública – NAC, e pelo Núcleo da Defensoria Pública Agrária – DPAagra, com o objetivo de tutelar os direitos de todas as Comunidades tradicionais de origem Quilombola no âmbito do Estado do Tocantins. O objetivo deste projeto é garantir os direitos deste nicho da sociedade, adotando instrumentos extrajudiciais e judiciais imprescindíveis à dignidade da pessoa humana.



O ESPETÁCULO

O espetáculo foi criado pela equipe do Grupo de Teatro UM DOIS, em uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Educação, Interação e Apoio (IDEIA).

A dinâmica deste trabalho consiste na realização de um mini espetáculo adaptado da história infantil Os Saltimbancos, que apresenta diversos problemas enfrentados pelos personagens e a maneira criativa que estes encontram para solucioná-los. As situações vividas na história contada se assemelham às enfrentadas diariamente pelas pessoas, como a falta de transporte público, falta de acesso à comunidade, má qualidade da saúde pública, maus tratos, trabalho escravo, entre outros.

Foram atendidas as comunidades quilombola Córrego Fundo, Malhadinha, Morro de São João e Curralinho do Pontal.