18 / 12 / 2017 - Palmas, TO

Projeto Defensores da Bola

O Projeto Social Defensores da Bola é uma iniciativa da Adpeto - Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins e tem por objetivo promover a cidadania e qualidade de vida aos seus alunos e familiares por meio da integração entre arte, educação e esporte.


O projeto iniciou as atividades em abril de 2015, abrindo vagas gratuitas na escolinha de futebol, para crianças estudantes de escolas públicas, moradores da circunvizinhança da sede social da entidade, na região norte de Palmas. O projeto é mantido pela própria entidade, com apoio de parceiros e oferece, além da atividade física, palestras educativas sobre direitos, cidadania, saúde e outros temas.


Além disso, uma vez por mês as crianças participam de um dia de recreação e convivência, no qual podem trazer suas famílias para participar de atividades lúdicas.

São parceiros do projeto o Grupo Energisa, o Sesc e Super Big, além de profissionais liberais de diversas áreas, que doam seu tempo para oferecer acompanhamento na área de saúde e ministrar palestras educativas e atividades lúdicas.

SAÚDE INTEGRAL, NOVA META PARA 2016

Ao iniciar as atividades do segundo ano do projeto Defensores da Bola a Adpeto convocou os pais e responsáveis dos 21 alunos inscritos e comunicou a ampliação das ações do projeto, que este ano contará com acompanhamento médico, odontológico e nutricional.

Segundo Neuton Jardim, presidente da Adpeto, os diretores da entidade, responsáveis pelo projeto, decidiram ampliar a abrangência das ações visando envolver mais as famílias e oferecer acompanhamento para a saúde integral dos alunos. "Chegamos a pensar em abrir outra turma, mas achamos que seria mais profícuo prestar um atendimento mais qualificado a estes que já estão conosco, abrangendo mais suas famílias" disse.

Além do acompanhamento médico, odontológico e nutricional a entidade pretende buscar parceiros para fazer o acompanhamento social das famílias. "Já estamos em contato com algumas universidades que se mostraram interessadas em firmar parceria conosco por meio de termo de cooperação técnica do curso de serviço social" finaliza Neuton Jardim.