Na sexta-feira, 15, último dia do XVI Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - CONADEP, a presidente da Adpeto Karla Nogueira participou do painel "Acesso à Justiça Criminal e Grupos Vulneráveis", o qual abordou os desafios enfrentados por grupos em situação de vulnerabilidade no sistema penal, destacando temas como discriminação estrutural, criminalização da pobreza, racismo institucional e ausência de garantias processuais.
Participaram também como palestrantes Anamaria Prates Barroso, advogada criminalista e procuradora do Distrito Federal; Luciano Góes, membro emérito do Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP); Sheila de Carvalho, secretária nacional de acesso à justiça (SAJU/MJ); Luís Geraldo Sant'Ana Lanfredi, desembargador do TJSP e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Execução de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ); e Mayara Tachy, defensora pública do Distrito Federal.
A presidente da Adpeto presidiu o painel, enquanto Mário Rheingantz, vice-presidente jurídico-legislativo e presidente da ADPERGS, relatou os trabalhos. Para Karla Nogueira, “presidir este painel foi uma honra e um momento de grande aprendizado. Debater temas tão urgentes como a criminalização da pobreza e o racismo institucional reforça o papel da Defensoria Pública em dar voz àqueles que mais sofrem com as desigualdades sociais. Nossa atuação vai além da defesa técnica: buscamos promover a dignidade, combater as injustiças e construir caminhos para uma justiça verdadeiramente inclusiva.”
*com informações da Anadep