A Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Tocantins (ADPETO), em parceria com a Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), está se mobilizando para a Semana do Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, que ocorrerá de 19 a 22 de agosto de 2024.
As ações, alinhadas à Campanha Nacional da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), intitulada "Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua", visam a proteção e promoção dos direitos dessa população vulnerável.
A programação inclui uma série de atividades distribuídas pelas seguintes datas e locais:
- Palmas: 19 de agosto de 2024
- Dianópolis: 19 e 20 de agosto de 2024
- Gurupi: 19 e 20 de agosto de 2024
- Porto Nacional: 20 de agosto de 2024
- Araguaína: 22 de agosto de 2024
O encerramento das atividades acontecerá no dia 23 de agosto de 2024, com a participação no I Fórum Estadual de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua do Tocantins, no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.
Conforme a presidente da Adpeto, Karla Nogueira, os eventos da Semana Nacional de Luta da População em Situação de Rua reforçam o papel da Defensoria Pública na proteção dos direitos dessa população vulnerável. “Com o projeto 'Defensoria na Rua', a justiça é levada diretamente às ruas, oferecendo suporte jurídico e social para ajudar essas pessoas a superar desafios e reconstruir suas vidas. A ADPETO orgulha-se de participar dessa iniciativa, dando voz àqueles que são frequentemente invisibilizados, em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva”, conclui.